Quantcast
Channel: Português - Cardano Forum
Viewing all articles
Browse latest Browse all 85

A equipe do EDI lançou uma ferramenta de medição de descentralização

$
0
0

A equipe do EDI lançou uma ferramenta de medição de descentralização

O projeto do Índice de Descentralização de Edimburgo (EDI) visa medir a qualidade da descentralização das redes blockchain de forma sistemática. A equipe anunciou o lançamento de uma ferramenta que pode medir a qualidade da descentralização da produção de blocos para diversos projetos de blockchain. Coletamos dados para Cardano e Bitcoin.

Áreas de Descentralização

A equipa EDI definiu 8 áreas para as quais planeia medir a descentralização. Essas áreas incluem hardware, software, rede, consenso, tokenomics, clientes API, governança e geografia. Na figura abaixo você pode ver que a Geografia e a Governança ocupam uma posição especial, pois se relacionam com todas as restantes 6 áreas.

Medir a descentralização é uma tarefa complexa e a equipa irá introduzir iterativamente novas metodologias para medir áreas individuais. A equipe apresentou uma ferramenta para medir a descentralização de diversas redes blockchain. Especificamente, concentrou-se na produção de blocos.

Existe uma ferramenta CLI disponível gratuitamente no GitHub que pode coletar dados e atribuir blocos às entidades individuais que os produziram. A partir dos dados, é possível observar quantos blocos foram produzidos por produtores de blocos individuais em um determinado período de tempo (mensalmente por padrão). Diversas métricas podem ser aplicadas aos dados coletados a partir dos quais os resultados finais podem ser obtidos (arquivo CSV e gráficos).

A ferramenta pode ser usada para os seguintes blockchains: Bitcoin, Bitcoin Cash, Ethereum, Cardano, Dogecoin, Litecoin, Tezos, ZCash.

O que pode ser descoberto sobre Bitcoin e Cardano?

Usamos uma ferramenta para Cardano e Bitcoin para ver quantas entidades independentes estão produzindo blocos por mês. Vamos usar junho como mês de referência.

No caso de Cardano, olhamos apenas para a tabela dos últimos 3 anos, já que o consenso PoS que permite a participação pública na produção de blocos foi possibilitado pelo hard fork Shelley. Como você pode ver, os blocos são produzidos por mais de 1.000 entidades. Os operadores multi-pool são listados em uma linha na tabela com dados.

Para Bitcoin, analisamos os dados dos últimos 6 anos. Podemos ver que os produtores de blocos caíram abaixo de 20 apenas uma vez em 2022 e ultrapassaram 30 apenas uma vez em 2019.

Vamos dar uma olhada nos 25 maiores produtores de blocos de Cardano e Bitcoin. Os resultados são de junho de 2023. 136.076 blocos foram cunhados na rede Cardano nesse período. 4313 blocos na rede Bitcoin.

No caso do Bitcoin, vemos todos os blocos minerados em uma tabela, pois há menos de 25 pools.

No caso da Cardano, 24 pools cunharam mais de 1.000 blocos. 279 pools cunharam mais de 100 blocos por mês. 785 pools cunham menos de 100 blocos por mês. 80 piscinas cunham 1 bloco por mês (que é 1 bloco a cada 6 épocas). Os 50 maiores pools cunham mais de 50% dos blocos por mês.

Para Bitcoin, os 2 maiores pools extraem mais de 50% dos blocos por mês (MAV é 2). Apenas 6 pools irão minerar mais de 100 blocos.

No caso do Bitcoin, o maior pool é 3,7 vezes maior que o quinto pool. Para Cardano, essa proporção é de 3,1.

No caso do Bitcoin, o maior pool é 23,9 vezes maior que o décimo pool. Para Cardano, essa proporção é de 3,9.

Em ambos os casos, o maior grupo tem uma posição relativamente forte em relação aos outros grupos. O Bitcoin possui um pequeno número de produtores de blocos (pools) e os primeiros 5 pools têm uma posição de poder significativa sobre os demais. Cardano tem um grande número de produtores de blocos, mas os primeiros 24 pools dominam (em termos de número de blocos cunhados).

Conclusão

A produção de blocos é apenas um dos factores de medição da descentralização, mas é muito provável que seja um dos factores de produção mais importantes. A produção de blocos depende da retenção de um recurso caro. Esperamos ver uma extensão que forneça dados de delegação de recursos num futuro próximo. Baixe a ferramenta e experimente você mesmo a descentralização do seu blockchain favorito.

Você gostou deste artigo? Por favor, compartilhe, obrigado!

1 post - 1 participant

Read full topic


Viewing all articles
Browse latest Browse all 85