Quantcast
Channel: Português - Cardano Forum
Viewing all articles
Browse latest Browse all 85

O roteiro da Cardano é uma viagem pela história e inovação

$
0
0

O roteiro da Cardano é uma viagem pela história e inovação

cardaniansio

Na indústria blockchain, Cardano destaca-se não só pelo seu progresso tecnológico, mas também pelo seu roteiro original, que é inspirado em personalidades com significado histórico e cultural. Cada era no roteiro de Cardano recebe o nome de uma figura luminosa, simbolizando a evolução da rede. Este artigo irá levá-lo numa viagem pelo roteiro de Cardano, explorando as personalidades por trás dos nomes das épocas: Byron, Shelley, Goguen, Basho e Voltaire. Quem eram essas pessoas e por que se tornaram a inspiração para Cardano?

As personalidades por trás dos estágios de desenvolvimento de Cardano

O roteiro original de Cardano que vimos pela primeira vez em 2017 tinha 5 eras com nomes de pessoas famosas. Cada era nos aproxima da realização da visão completa de Cardano. Cardano está prestes a se tornar um sistema operacional financeiro e social global.

Vejamos uma breve descrição de cada era no roteiro da Cardano.

Byron Era recebeu o nome de George Gordon Byron, comumente conhecido como Lord Byron, um poeta, colega e político inglês. A era Byron representa a fundação da rede Cardano. Nessa época foi lançada a versão inicial da rede Cardano, permitindo aos usuários comprar e vender ADA.

A Era Shelley recebeu o nome de Percy Bysshe Shelley, um poeta, dramaturgo e ensaísta inglês. A era Shelley está focada na descentralização. Durante esta era, Cardano fez a transição de uma rede federada para uma rede descentralizada, permitindo que as partes interessadas operassem nós e validassem transações.

A Era Goguen recebeu o nome de Joseph Goguen, um professor americano de Ciência da Computação. A era Goguen introduz contratos inteligentes e suporte de ativos nativos para Cardano. Isso permite que os desenvolvedores criem aplicativos descentralizados no Cardano.

A Era Basho recebeu o nome de Matsuo Basho, o poeta mais famoso do período Edo no Japão. A era Basho trata de melhorias de escalabilidade. Tem como objetivo melhorar a escalabilidade e interoperabilidade da rede Cardano, tornando-a mais útil para aplicações do mundo real.

A Era Voltaire recebeu o nome de François-Marie Arouet, conhecido pelo pseudônimo Voltaire, um escritor, historiador e filósofo iluminista francês. A era Voltaire trata de governança e tomada de decisões descentralizadas. Introduz um sistema de votação e tesouraria, dando à comunidade Cardano o poder de influenciar o desenvolvimento futuro da rede.

A era Byron está completa. Porém, a carteira Daedalus, por exemplo, continuará a ser melhorada porque a equipa deve responder ao progresso tecnológico que está a ocorrer nas outras épocas.

As eras Shelley e Goguen foram oficialmente entregues, mas mesmo neste caso, a equipe IOG está trabalhando em melhorias. No momento em que este artigo foi escrito, a comunidade estava aguardando ansiosamente o Plutus V3, que pode ser considerado uma atualização da era Goguen.

A equipe da IOG trabalha simultaneamente em tecnologias associadas às eras Basho e Voltaire. Vamos ver quem são as personalidades do roteiro da Cardano.

George Gordon Byron

George Gordon Byron, também conhecido como Lord Byron, nasceu em 22 de janeiro de 1788, em Londres, Inglaterra, e morreu em 19 de abril de 1824, em Missolonghi, Grécia. Ele foi uma das principais figuras do movimento romântico e é considerado um dos maiores poetas ingleses.

Byron era filho do capitão John Byron e de sua segunda esposa, Catherine Gordon, uma herdeira escocesa. Depois que seu pai desperdiçou a maior parte de sua fortuna, a mãe de Byron o levou para Aberdeen, na Escócia, onde viviam com uma renda escassa. Byron nasceu com pé torto, o que o deixou extremamente sensível em relação à sua claudicação.

Em 1798, aos 10 anos, Byron herdou inesperadamente o título e as propriedades de seu tio-avô William, o 5º Barão Byron. Ele foi educado no Trinity College, em Cambridge, antes de viajar extensivamente pela Europa. Ele morou sete anos na Itália, onde visitava frequentemente seu amigo e colega poeta Percy Bysshe Shelley.

A poesia de Byron é ampla e bem-sucedida, desde letras e dísticos de sátiras até poemas narrativos e peças de teatro. Entre suas obras mais conhecidas estão as longas narrativas ‘Don Juan’ e ‘Childe Harold’s Pilgrimage’; muitas de suas letras mais curtas em ‘Hebrew Melodies’ também se tornaram populares.

Mais tarde na vida, Byron juntou-se à Guerra da Independência da Grécia lutando contra o Império Otomano e morreu liderando uma campanha durante essa guerra. Sua única filha legítima, Ada Lovelace, foi uma figura fundadora da programação de computadores. Os filhos extraconjugais de Byron incluem Allegra Byron, que morreu na infância, e possivelmente Elizabeth Medora Leigh, filha de sua meia-irmã Augusta Leigh.

A vida e as obras de Byron continuam a cativar a imaginação de leitores em todo o mundo, tornando-o uma figura atemporal no mundo da literatura.

Façamos agora um pequeno desvio até Ada Lovelace. O nome dela não está associado a nenhuma época do roteiro de Cardano, mas como você certamente sabe, o nome dela é significativo para o projeto.

Ada Lovelace

A moeda digital de Cardano, ADA, leva o nome de Ada Lovelace. Ela foi uma matemática do século 19 frequentemente reconhecida como a primeira programadora de computador do mundo.

Ada Lovelace, nascida Augusta Ada Byron em 10 de dezembro de 1815, era a única filha legítima de Lord Byron. Apesar de seu pai ter deixado a Inglaterra para sempre quando ela tinha apenas um mês de idade, Ada continuou seu interesse pela matemática e pela lógica.

Ela é mais conhecida por seu trabalho no computador mecânico de uso geral proposto por Charles Babbage, a Máquina Analítica. Ada foi a primeira a reconhecer que esta máquina tinha aplicações além do puro cálculo. Ela criou um programa para a Máquina Analítica e, por isso, é frequentemente considerada a primeira programadora de computador.

O papel pioneiro de Ada Lovelace no campo da computação faz dela uma homônima adequada para a criptomoeda Cardano, ADA, que está na vanguarda da tecnologia blockchain. Seu legado continua a inspirar e preparar o caminho para futuras inovações no campo da tecnologia.

Percy Bysshe Shelley

Percy Bysshe Shelley nasceu em 4 de agosto de 1792, em Field Place, perto de Horsham, Sussex, Inglaterra, e morreu no mar ao largo de Livorno, Toscana, Itália, em 8 de julho de 1822. É considerado um dos principais poetas românticos ingleses.

Shelley era filho de Timothy Shelley, um homem convencional preso entre um pai autoritário e um filho rebelde. Shelley foi educado na Syon House Academy e depois em Eton, onde resistiu ao bullying físico e mental entregando-se ao escapismo imaginativo e às pegadinhas literárias. No outono de 1810, Shelley ingressou no University College de Oxford, onde alistou seu colega Thomas Jefferson Hogg como discípulo.

A busca apaixonada de Shelley pelo amor pessoal e pela justiça social foi gradualmente canalizada de ações abertas para poemas que estão entre os melhores da língua inglesa. Sua poesia é ampla e bem sucedida, desde letras e sátiras em dísticos até poemas narrativos e peças de teatro. Entre as suas obras mais conhecidas estão ‘Ozymandias’, ‘Ode to the West Wind’, ‘To a Skylark’, ‘Adonais’, o ensaio filosófico ‘The Necessity of Atheism’ e a balada política ‘The Mask of Anarchy’.

A vida de Shelley foi marcada por crises familiares, problemas de saúde e uma reação contra seu ateísmo, opiniões políticas e desafio às convenções sociais. Ele exilou-se permanentemente na Itália em 1818 e, durante os quatro anos seguintes, produziu o que foi chamado de “algumas das melhores poesias do período romântico”.

A reputação de Shelley oscilou durante o século 20, mas nas últimas décadas ele alcançou crescente aclamação da crítica pelo impulso arrebatador de suas imagens poéticas, seu domínio de gêneros e formas de versos e a complexa interação de ideias céticas, idealistas e materialistas em seu trabalho.

Joseph Amadeus Goguen

Joseph Amadee Goguen foi um cientista da computação americano, nascido em 28 de junho de 1941 e falecido em 3 de julho de 2006. Foi professor de Ciência da Computação na Universidade da Califórnia e na Universidade de Oxford e também ocupou cargos de pesquisa na IBM e SRI. Internacional.

Goguen recebeu seu diploma de bacharel em matemática pela Universidade de Harvard em 1963, e seu doutorado em matemática pela Universidade da Califórnia, Berkeley em 1968. Seu orientador de doutorado foi Lotfi Zadeh, o fundador da teoria dos conjuntos difusos.

Na década de 1960, junto com Lotfi Zadeh, Goguen foi um dos primeiros pesquisadores em lógica difusa e fez contribuições profundas para a teoria dos conjuntos difusos. Na década de 1970, o trabalho de Goguen foi uma das primeiras abordagens para a caracterização algébrica de tipos de dados abstratos. Ele originou e ajudou a desenvolver a família de linguagens de programação OBJ.

O desenvolvimento da teoria das instituições por Goguen teve um impacto significativo no campo da lógica universal. A implicação padrão na lógica difusa do produto é frequentemente chamada de ‘implicação de Goguen’ e as categorias de Goguen recebem o nome dele.

Além de suas contribuições para a ciência da computação, Goguen também teve um lado criativo. Ele escreveu poesia e colaborou com sua esposa Ryoko Goguen como letrista, editor e produtor em projetos musicais. Estudou poesia com Alan Ginsberg e William Merwin, e prosa com William Burroughs, na Naropa University em Boulder, Colorado.

O trabalho de Joseph Goguen continua a influenciar o campo da ciência da computação, particularmente nas áreas de linguagens de programação, lógica difusa e semântica algébrica.

Matsuo Basho

Matsuo Bashō, nascido como Matsuo Kinsaku e mais tarde conhecido como Matsuo Chūemon Munefusa, foi o poeta mais famoso do período Edo no Japão. Nasceu em 1644, perto de Ueno, na província de Iga.

Bashō foi apresentado à poesia ainda jovem. Durante sua vida, Bashō foi reconhecido por seus trabalhos na forma colaborativa haikai no renga; hoje, após séculos de comentários, ele é reconhecido como o maior mestre do haiku (então chamado de hokku). Ele também é conhecido por seus ensaios de viagem começando com Registros de um esqueleto exposto ao clima (1684), escritos após sua viagem para o oeste, para Kyoto e Nara.

A poesia de Bashō é reconhecida internacionalmente e, no Japão, muitos de seus poemas são reproduzidos em monumentos e locais tradicionais. Embora Bashō seja famoso no Ocidente por seu hokku, ele acreditava que seu melhor trabalho consistia em liderar e participar do renku.

No final da adolescência, Bashō tornou-se servo de Tōdō Yoshitada, para quem trabalhava e compartilhava um amor mútuo por renga. Seus poemas foram influenciados por sua experiência em primeira mão do mundo ao seu redor, muitas vezes encapsulando a sensação de uma cena em alguns elementos simples.

Bashō faleceu em 28 de novembro de 1694. Sua vida e obras continuam a cativar a imaginação de leitores em todo o mundo, tornando-o uma figura atemporal no mundo da literatura.

François-Marie Arouet

François-Marie Arouet, mais conhecido pelo pseudônimo Voltaire, nasceu em 21 de novembro de 1694, em Paris, França, e morreu em 30 de maio de 1778, também em Paris. Ele foi um dos maiores de todos os escritores franceses e uma figura chave no movimento intelectual europeu conhecido como Iluminismo.

Voltaire nasceu em uma família parisiense de classe média. Ele foi educado no Collège Louis-le-Grand e mais tarde conseguiu ingressar no mais brilhante meio intelectual parisiense de seu tempo. Seu pai era François Arouet, um funcionário menor do tesouro. Voltaire acreditava ser filho de um oficial chamado Rochebrune, que também era compositor.

Voltaire foi um escritor versátil e prolífico, produzindo obras em quase todas as formas literárias, incluindo peças, poemas, romances, ensaios e histórias. Ele escreveu mais de 20 mil cartas e 2 mil livros e panfletos. Sua obra mais conhecida é ‘Candide’, uma novela que comenta, critica e ridiculariza muitos acontecimentos, pensadores e filosofias de sua época.

Voltaire era famoso por sua inteligência e crítica ao cristianismo, especialmente à Igreja Católica Romana, bem como por sua defesa da liberdade de expressão, da liberdade de religião e da separação entre Igreja e Estado. Através da sua capacidade crítica, sagacidade e sátira, o trabalho de Voltaire propagou vigorosamente um ideal de progresso ao qual pessoas de todas as nações permaneceram receptivas.

A sua longa vida abrangeu os últimos anos do classicismo e as vésperas da era revolucionária e, durante esta época de transição, as suas obras e atividades influenciaram o rumo tomado pela civilização europeia. Seu legado continua a inspirar e preparar o caminho para futuras inovações no campo da filosofia e da literatura.

Conclusão

Byron nasceu com pé torto, um nome adequado para a fase inicial da rede. Byron conhecia Shelley. A era Shelley trouxe uma melhoria significativa para a rede – a descentralização. Shelley desafiou as convenções sociais que podem ser interpretadas como uma relação com a descentralização. Ada Lovelace era filha de Lord Byron. Ela foi a primeira programadora mulher, o que se estende até a era Goguen. A programabilidade, ou seja, contratos inteligentes, é parte integrante do projeto. Goguen contribuiu para o desenvolvimento de linguagens de programação orientadas a objetos e tratou de lógica. Este nome é apropriado para a era que trouxe os contratos inteligentes para Cardano. Basho era um viajante, então é apropriado nomear uma era associada à interoperabilidade e escalabilidade em sua homenagem. O pai de Voltaire era funcionário do tesouro do estado. Voltaire foi um defensor da liberdade de expressão e lutou pela separação entre Igreja e Estado. Voltaire é um nome adequado para uma era associada à governança em cadeia. Suas ideias podem ser interpretadas como um desejo de descentralização. O conceito de descentralização surgiu durante a grande Revolução Francesa.

Você gostou deste artigo? Por favor, compartilhe, obrigado!

1 post - 1 participant

Read full topic


Viewing all articles
Browse latest Browse all 85