Ações de Governança da Cardano
A comunidade Cardano está ansiosa pelo Chang Hard-Fork, pois iniciará a transição para a governança on-chain. Neste artigo descreveremos as ações de governança, seu ciclo de vida e os princípios básicos de votação.
A transição da era Shelley para a era Voltaire
Na era Shelley, as ações de governança são aprovadas apenas pelas 3 entidades fundadoras da IOG, Fundação Cardano e Emurgo. Eles precisam de chaves de governança para isso. Existem 7 chaves de governança. Para a aprovação da ação de governança é necessária a obtenção de 5 assinaturas.
Na era Voltaire, as entidades fundadoras serão substituídas por 3 novos órgãos de governança.
Os novos órgãos de governaça serão o Comité Constitucional (CC), os Representantes de Delegados (DReps) e os Operadores de Staking Pool (SPOs).
Na prática, isto significa que o número de chaves de governança não serão fixos, mas sim flexíveis.
Ações de Governança
Qualquer titular de ADA pode propor uma ação de governança à cadeia. Isto requer um depósito, que será reembolsado assim que a ação for finalizada. A finalização da ação de governança implica que ela foi ratificada ou expirou. O valor do depósito será determinado pelo parâmetro govActionDeposit.
Uma transação envolvendo uma ação de governança inclui um ID da ação de governança, um depósito, um endereço de recompensa para o reembolso do depósito (após a finalização da ação), uma âncora para os metadados necessários para justificar a ação e um resumo de hash que faz referência a ações anteriores do mesmo tipo (isso ajuda a evitar uma colisão com outra ação do mesmo tipo).
Cada ação incluirá alguns elementos específicos ao seu tipo:
As ações de governança são ratificadas por meio de votação em cadeia.
Cada tipo de ação de governança tem pré-requisitos de ratificação únicos, mas envolvem sempre pelo menos dois dos três órgãos de governança. Um hard fork é um caso excepcional que requer ratificação por todos os órgãos governamentais.
Para que uma determinada ação de governança seja ratificada, a maioria dos dois órgãos de governança com direito a voto deve votar SIM e cumprir um limiar especificado. Cada limite é um parâmetro de governança.
DReps e SPOs votam por estaca (1 Lovelace = 1 voto), enquanto os membros da comissão constitucional votam no estilo 1 pessoa = 1 voto.
Para garantir a legitimidade no caso de votação de DReps e SPOs, o limite mínimo aceitável não deve ser inferior a 50% da participação delegada. Conforme representado na imagem, DReps e SPOs têm direito a votar na moção de censura à ação de governança. O limite é estabelecido em 51% da aposta. A maioria das participações nos grupos DReps e SPOs votou SIM, e o limite exigido foi atingido. Isto implica que a ação de governança será promulgada.
Atualmente, estão definidos sete tipos distintos de ações de governança, três dos quais pertencem à comissão constitucional.
Os DReps detêm autoridade para tomar decisões sobre todas as ações de governança. A Comissão Constitucional é obrigada a aprovar todas as ações, com exceção daquelas que lhe dizem respeito. A única exceção é a alteração da constituição, que também deve receber a aprovação da comissão. Os SPOs têm direito a votar apenas em ações relacionadas à comissão, hard fork e ação de informação.
Um hard fork merece atenção especial, pois permite que a comunidade introduza alterações significativas e não compatíveis com versões anteriores no protocolo. Iniciar um hard fork implica alterar a versão principal do protocolo. No entanto, para desencadear um hard fork, a maioria dos SPOs precisa primeiro instalar uma nova versão do cliente, o que significa que concorda com as novas alterações no protocolo.
Tecnicamente falando, o acionamento de um hard fork constitui uma mudança de parâmetro. Embora os SPOs não tenham o direito de votar nas alterações de parâmetros, a versão principal do protocolo é o único parâmetro em que votam.
Uma ação de governança é um evento na cadeia iniciado por uma transação. Tem um prazo que não pode ser promulgado. A ação de governança passa por quatro etapas:
- Uma ação é considerada proposta quando é incorporada ao blockchain.
- Uma ação é considerada ratificada quando acumula votos suficientes a seu favor.
- Uma ação que não seja ratificada antes do prazo é considerada expirada.
- Uma ação que foi ratificada é considerada promulgada assim que for ativada na rede.
As ações de governança são verificadas para ratificação apenas no limite de uma época. Durante a mesma fase em que é tirada uma fotografia da distribuição das participações, também são examinados os votos para ações de governança.
Uma vez ratificadas, as ações são preparadas para promulgação. Assim, todas as ações de governança apresentadas serão ratificadas e subsequentemente promulgadas ou expirarão.
Observe que não há status rejeitado no ciclo de vida da ação de governança.
Todas as ações de governança são promulgadas no limite da época seguinte à sua ratificação. Isto implica que se o prazo para a expiração da ação de governança for, por exemplo, 10 épocas, a ação poderia potencialmente ser ratificada e promulgada, por exemplo, apenas 2 épocas após a sua apresentação.
Na ilustração você pode observar que a governança da ação foi proposta na época 1. O vencimento está definido no final da época 9. No primeiro cenário, a ação foi ratificada na época 6, portanto foi decretada após a transição até a época 7. No segundo cenário, ao final da época 9, a ação não foi ratificada, portanto a partir da época 10 ela é considerada caducada.
Se uma ação de governança não for aprovada, significa que a maioria de todos os grupos votantes elegíveis votou contra ela ou que o limite de votação necessário não foi atingido.
A sequência de implementação das ações de governança é determinada pela sua ordem de aceitação na cadeia. Este método resolve efetivamente quaisquer conflitos que possam surgir, como quando duas alterações de parâmetros estão em competição.
Votação
Entrando na era Voltaire, as transações da Cardano serão modificadas para apoiar ações e votos de governança. Os participantes poderão submeter transações com ações de governança e votos.
Cada transação de voto consiste no seguinte:
- um ID de ação de governança
- uma função (CC, DRep ou SPO)
- uma testemunha credencial de governança para a função
- uma âncora opcional para informações relevantes para a votação
- Votação: Sim, Não, Abstenção
Para SPOs e DReps, a quantidade de votos expressos (‘Sim’, ‘Não’ ou ‘Abstenção’) é proporcional ao Lovelace que lhes foi delegado no momento em que a ação é verificada para ratificação. Isto acontece sempre durante a transição de época até à potencial expiração da ação de governança.
Se um eleitor optar por “Abster-se” de uma ação de governança, a sua participação não é incluída na participação de voto activa, o que significa que não contribui para atingir o limiar necessário para a ratificação da ação.
Um único eleitor pode votar múltiplas vezes para cada ação de governança. Os votos enviados corretamente substituem quaisquer votos anteriores da mesma credencial e função. Por outras palavras, os eleitores têm flexibilidade para mudar a sua posição relativamente a qualquer ação. Uma vez ratificada uma ação de governança, a votação cessa e quaisquer transações que contenham votos adicionais tornam-se inválidas.
Quanto aos membros da comissão constitucional, cada membro existente tem um voto, garantindo igualdade de poder de voto entre os membros da comissão.
A imagem ilustra a submissão de uma ação de governança. A ação foi apresentada na Época 1, com vencimento previsto para o final da Época 14, quando está prevista a ocorrência da verificação final e potencial ratificação da ação de governança. DREPs e SPOs têm direito a votar nesta ação de governança específica.
SPOs e DREPs participaram ativamente no processo de votação, permitindo que o limite exigido fosse atingido até a Época 11. No final da Época 11, uma participação majoritária havia concordado com a proposta. Consequentemente, a ação de governança foi ratificada no final da Época 11 e promulgada no início da Época 12.
Você gostou deste artigo? Por favor, compartilhe, obrigado!
1 post - 1 participant